segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Sind-UTE/MG marca presença no II Encontro do Movimento Pedagógico Latino-Americano





O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) participou do II Encontro do Movimento Pedagógico Latino-Americano, que aconteceu em Porto de Galinhas, no Recife. O Encontro desta vez traz o tema "Construindo o Movimento Pedagógico Latino-Americano." Participam do evento cerca de 700 educadores da América Latina.

Na abertura do evento, o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Leão Roberto Leão, falou sobre os desafios que os educadores do continente enfrentam e da importância do debate para a construção de um alinhamento pedagógico conjunto."Precisamos construir uma pedagogia independente que seja realmente libertadora dos povos da América. Todos os países do continente tem uma história de muita luta e determinação, que sem dúvida contribuem para o nosso objetivo que é chegar a uma América justa."

Homenageado: Paulo Freire

A CNTE fez uma bela homenagem a Paulo Freire, em Recife inaugurando em frente a Faculdade de Educação na UFPE uma estátua do educador. Buscaram do educador uma de suas máximas para inspiração do Encontro: "Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo."

O presidente da CNTE lembrou que 2013 marca os 50 anos da experiência de Paulo Freire em Angicos, no Rio Grande do Norte, quando o professor alfabetizou 300 trabalhadores em 40 horas, considerada como marco do método Paulo Freire, uma alfabetização que, sobretudo, ajudava o aluno a pensar o mundo.

Leão afirmou ainda que o modelo de educação da América Latina precisa incorporar a história e a cultura dos povos que aqui habitavam quando o continente foi colonizado. "Nós não vamos deixar que, depois de mais de 500 anos de educação, outros interesses tomem conta disso. Centenas de milhares de heróis anônimos desse continente lutaram para que pudéssemos nos expressar", finalizou.

Participaram também da mesa de abertura Hugo Yasky, presidente da IEAL, Juçara Vieira, vice-presidenta da Internacional da Educação, João Felício, secretário de relações internacionais da CUT, Combertty Rodriguez, coordenador da IEAL, Haldis Holst, secretária-adjunta da IE, Fátima Silva, vice-presidenta da IEAL e Emir Sader, sociólogo.

Histórico

O Sind-UTE/MG participa do Encontro com representantes de todas as regiões do Estado, eleitos em reunião do Conselho Geral. Na oportunidade, o Sindicato entregou às delegações internacionais e dos demais estados brasileiros, material que relata a realidade mineira e denuncia as práticas do Governo de Minas Gerais em relação à educação.

A direção do Sind-UTE/MG entende que o evento é de extrema importância e por isso realizou, no dia 1º de setembro, uma discussão sobre o Encontro Latino-Americano de Educação, que contou com a participação da vice-presidente da Internacional da Educação para a América Latina, Fátima Silva. A atividade aconteceu no Acampamento dos educadores mineiros, no Palácio das Mangabeiras.

Na oportunidade, Fátima Silva informou que Recife foi escolhido por ser a terra natal do educador Paulo Freire, um dos maiores exemplos e fontes de inspiração da categoria por uma luta de educação de qualidade social. Vale lembrar que a abertura do evento acontece no dia de nascimento de Paulo Freire.

Elafalou do objetivo do evento. “É um grande desafio, embalado pelo sonho de Paulo Freire, que ultrapassou as fronteias do país com a Pedagogia do oprimido e com o método da aplicação da educação libertadora. Ele é um exemplo que ainda temos que persistir no que diz respeito à erradicação do analfabetismo no Brasil e na América Latina.”

Para a coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, Beatriz Cerqueira, trata-se de um projeto de grandes dimensões. "Nossa expectativa é consolidar um espaço da discussão pedagógica, definindo linhas e ações comuns nos país como linhas norteadoras para todos os sindicatos da América Latina, o que acreditamos irá nos fortalecer em nossas lutas."



Para o coordenador-geral do Sind-UTE Viçosa, Paulo Gustavo Grossi: "O II Encontro do Movimento Pedagógico Latino-americano foi muito importante porque nesse espaço conseguimos expandir os debates que muitas vezes ficam restringidos ao Brasil. Ao compartilhar nossas ideias, enriquecemos nossas lutas e ampliamos os nossos horizontes, mostrando que a batalha por uma educação de qualidade, não é só nossa, mas de toda a América Latina" 

Nenhum comentário:

Postar um comentário