domingo, 20 de outubro de 2013

Justiça Eleitoral inicia campanha para incentivar jovens a tirar o título


Com o mote “Eu me represento: eu voto” e o slogan “Vem para a urna”, começa a ser veiculada nesta quarta-feira (16) nas emissoras de rádio e TV de todo o país a Campanha do Jovem Eleitor. A iniciativa da Justiça Eleitoral busca incentivar os jovens de 16 e 17 anos – para os quais o voto é facultativo – a procurar desde já um cartório eleitoral para tirar seu título e, assim, participar ativamente do pleito de 2014. 

A campanha, com peças no rádio e na TV, também tem o objetivo de fortalecer a cidadania, estimulando a participação do eleitor jovem nos rumos da política nacional. Além disso, a iniciativa busca evitar a formação de filas nos cartórios às vésperas do fechamento do cadastro eleitoral, no início de maio.

Semana do Jovem Eleitor em Minas Gerais

Para complementar as ações da campanha, será realizada de 21 a 25 de outubro a Semana do Jovem Eleitor. Em Minas Gerais, entre outras ações, haverá nesta semana um incremento do atendimento itinerante, ou seja, 21 cartórios irão ao encontro do eleitor, fazendo o cadastramento em escolas ou em órgãos públicos.

Em Belo Horizonte, estão previstos atendimentos em dez bairros diferentes: Salgado Filho, Progresso, Nova Granada, Vera Cruz, Ermelinda, Santa Efigênia, Nova Gameleira, Funcionários, Casa Branca, Santa Terezinha (veja detalhes abaixo).

No interior do Estado, haverá atendimento itinerante em Matozinhos, Paraopeba, Itaúna, Bom Despacho, Rio Pardo de Minas, Bom Sucesso, Conceição do Mato Dentro, entre outras cidades (confira detalhes na tabela abaixo).

Atualmente, em Minas Gerais, dos 15 milhões de eleitores, 93.262 são jovens com 16 e 17 anos (48 mil mulheres e 45.262 homens), o que representa aproximadamente 0,62% do eleitorado. De acordo com dados da Justiça Eleitoral, no último mês de cadastramento eleitoral em 2010 (última eleição geral), cerca de 50% dos atendimentos corresponderam ao alistamento, ou seja, eleitores buscando o novo título. O restante se referia ao eleitor que transferiu o título, pediu a revisão dos seus dados e a segunda via.

Como em 2014 haverá eleição, é importante que o jovem se antecipe e não deixe para tirar o documento na última hora, momento em que muitos também procuram o cartório também para fazer transferências, tirar segunda via ou mesmo pagar multas.

Para tirar a primeira via do título eleitoral basta ir até o cartório mais próximo com um documento de identificação oficial e um comprovante de residência. O título fica pronto na hora e não há nenhum custo. Mais detalhes no Disque-Eleitor: 148.

Confira a lista com todos os atendimentos da Semana do Jovem Eleitor em Belo Horizonte

Confira a lista com todos os atendimentos da Semana do Jovem Eleitor no interior

Nenhum comentário:

Postar um comentário