quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Jovens fazem protesto para reivindicar melhorias na educação

Jovens fazem manifestação em 11 estados brasileiros na tarde de hoje (28) para protestar contra os problemas na educação do país. A ação faz parte do Projeto Popular para a Educação idealizado pelo movimento social Levante Popular da Juventude. O ato tem como principal objetivo, segundo os organizadores, mobilizar o governo para assuntos relativos à educação. Segundo a coordenadora nacional do projeto, Jessy Dayane Santos, não há investimentos suficientes na educação do país. "Desde os tempos da colonização que sofremos com o ensino no Brasil. Aqui, ele nunca foi prioridade. A partir disso, criamos o projeto em defesa de assuntos sociais que mobilizam toda a população", explicou.

Dados do Projeto Popular para a Educação apontam que 3,8 milhões de crianças estão fora da escola, somente 63% das que moram na zona rural têm acesso ao colégio, 31% dos adultos não entendem o que leem, 10% da população brasileira são analfabetos e, destes, 70% são negros.

As ações, que vão ocorrer nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Espírito Santo, Pará, Ceará, Rio Grande do Norte, de Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, da Bahia e Paraíba, pretendem reunir cerca de 4,5 mil pessoas. Em algumas capitais como Porto Alegre, Aracaju e João Pessoa, será realizada marcha com foco na defesa das cotas nas universidades públicas e de mais investimentos na área da educação. 

O manifesto inclui aulas públicas sobre temas como cotas no ensino superior, assistência estudantil, educação no campo, cursinhos pré-vestibulares nos bairros, transporte, acesso à cultura, creches para mulheres jovens e estudantes, regulamentação das mensalidades e alfabetização. 

O Projeto Popular para a Educação integra a Campanha Nacional por um Projeto Popular para a Educação. A iniciativa tem o objetivo de colocar o ensino como prioridade da agenda política brasileira. O Levante Popular da Juventude é um movimento social organizado por jovens que se diz desvinculado de partidos políticos, com atuação em 17 estados do país.

Fonte: Agência Brasil - 28 de novembro de 2012 • 14h43 • atualizado às 15h50

Levante Popular da Juventude realiza Aulão na Praça da Matriz em Viçosa

O Levante popular da juventude de Viçosa realizou um aulão público na Praça da Matriz com o seguinte mote: Qual a Educação dos Nossos Sonhos? Nesse espaço houve a exposição dos vários participantes acerca dos seus sonhos para a educação, assim como os problemas por eles enfrentados no seu dia a dia, seja como estudante, educador, ou pai e mãe de aluno.

Nesse momento houve a exposição do Coordenador geral do Sind-UTE Viçosa Paulo Grossi acerca dos problemas vivenciados pela categoria dos trabalhadores em educação na greve do ano passado, além das perseguições sofridas pelo sindicato este ano, em particular neste atual momento eleitoral do sindicato.

O coordenador discorreu também da necessidade do enfrentamento dos problemas apresentados pela Rede Estadual de Ensino, bem como da propaganda veiculada pelos meios de comunicação sobre a Educação em Minas e por isso conclamou os jovens do Levante e todos presentes a serem os protagonistas de suas próprias histórias e por isso aderirem a luta por uma educação de qualidade que seja pública, gratuita e para todos sem distinção.

Em um segundo momento houve a apresentação de um vídeo feito pelo levante que demonstra a precariedade da Educação Pública no Brasil, e também as ações do grupo.

E no final ocorreu uma divertida apresentação de teatro do Grupo Sufoco do pessoal de Muriaé que encenou a peça Isto é Veríssimo!, com bastante qualidade técnica e artística.

Veja as fotos do evento:





























Nenhum comentário:

Postar um comentário