sexta-feira, 1 de abril de 2011

Subsede Viçosa participa do 31° Congresso da CNTE




Com uma delegação de três companheiros, Paulo, Roberto e Rosângela, a Subsede de Viçosa esteve representada no 31º Congresso Nacional com o tema O PNE na Visão dos Trabalhadores em Educação realizado no período de 13 a 16 de janeiro de 2011, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Durante quatro dias, 2500 trabalhadores em educação indicados por 41 entidades filiadas à CNTE de 26 Estados,14 municípios e o Distrito Federal, estiveram reunidos para debater temas que estão na pauta nacional da educação pública e para eleger a nova direção da CNTE.

Na cerimônia de abertura, representantes de países como Angola, Cabo Verde, Noruega, Portugal, Argentina e Estados Unidos, deputados e senadores foram convidados a sentar no espaço de honra do palco. Ex-dirigentes que fizeram história na Confederação foram homenageados e receberam uma medalha e troféu.

No segundo dia do 31º Congresso Nacional da CNTE a política sindical foi o foco dos debates da manhã. O painel levantou questões como o papel da luta dos sindicatos pelos direitos dos trabalhadores e a importância do momento que o Brasil vive hoje para alavancar as lutas sindicais.

O segundo painel do 31º Congresso Nacional do CNTE apresentou a “Política Educacional no Brasil”. A discussão foi aberta pelo deputado federal Carlos Augusto Abicalil (PT-MT), que em tom bem humorado, apresentou sugestões de como o Plano Nacional de Ensino deve ser aplicado. Ele defendeu a aprovação do projeto de lei que determina ações de implementação do Fórum Nacional de Educação, com ênfase na integração das comunidades indígenas e quilombolas. Ele cobrou mais qualidade nas políticas públicas destinada à educação no Brasil. “O IDEB, INEP e outros indicadores devem ser prioridades do Ministério da Educação. São eles que vão medir a qualidade do ensino e a metodologia adequada para o ensino no país”, destacou.

Representantes de Viçosa: Roberto, Rosângela e Paulo.
O Congresso terminou com a reeleição de Roberto Franklin de Leão para a presidência da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação com 82% dos votos dos quase dois mil delegados credenciados que votaram 

A participação foi importante pois deu oportunidade aos nossos representantes de trazer as tendências para a educação brasileira além de participar da elaboração do plano de lutas para a entidade e suas filiadas. 

O sind-Ute MG, como entidade filiada, faz parte da direção nacional da CNTE  através da companheira Marilda de Abreu Araújo que ocupa o cargo de Secretária de Organização, e além disso participa ativamente dos atos definidos em prol da defesa dos direitos dos trabalhadores da educação brasileira.

Paulo Gustavo Grossi da Silva
Diretor de Comunicação
Sind-UTE Viçosa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário