domingo, 16 de setembro de 2012

Placas com resultados do Ideb serão instaladas nas escolas estaduais mineiras

Placas serão instaladas na fachada externa das escolas e vai informar o desempenho em cada nível de ensino

Os resultados das avaliações educacionais farão, cada vez mais, parte da rotina das escolas estaduais mineiras. No evento “Minas é Educação”, realizado na manhã desta sexta-feira (14-09), o governador Antonio Anastasia anunciou a instalação de placas com os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb), ano base 2011, em todas as escolas da rede estadual. O objetivo é divulgar para a sociedade a situação de cada escola.

As placas serão instaladas na fachada externa de cada uma das escolas, em local de fácil visibilidade, e terão dimensões de 1,2m por 0,8m. Entre os dados disponíveis na placa, além do nome da escola e da Superintendência Regional de Ensino a qual ela pertence, estarão o índice atingido pela escola no Ideb 2011 por nível de ensino, a média da rede pública no município e a média da rede estadual de Minas Gerais, para fins de comparação.

Em apresentação, Ana Lúcia Gazzola mostrou modelo das placas que serão instaladas nas escolas. Foto: Amanda Lelis



Segundo a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, a instalação das placas é um sinal de trasnparência do Governo de Minas em relação à sociedade. "Precisamos ser transparentes, prestar contas a sociedade mineira, dizer para os pais os resultados das escolas, para que eles nos cobrem e colaborem conosco para que possamos continuar avançando ainda mais", afirma.

O Ideb da escola estará identificado acima de uma régua que mostra a escala utilizada pelo índice, que vai de 1 a 10. Os resultados do Ideb estarão disponíveis para escolas de ensino fundamental, seja no 5º ou 9º anos do ensino fundamental. No casos de escolas do ensino médio — considerando que o Ideb faz apenas uma avaliação amostral nesse nível de ensino, sem disponibilizar resultados por escola —os resultados disponíveis na placa serão os do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), avaliação anual e censitária do Governo de Minas.

A instalação das placas nas fachadas das escolas será feita a partir de uma parceria do Governo de Minas com o Sistema Fiemg e com o Instituto Minas pela Paz.







Incentivo à participação

Educadoras da Escola Estadual Madre Santa Face comemoraram o reconhecimento pelos trabalhos que vem empreendendo. Foto: Bárbara Camargo/ ACS SEE


Para a diretora da Escola Estadual Madre Santa Face, Maria Aparecida de Jesus Souza, a iniciativa da Secretaria de Estado de Educação de instalar as placas é louvável. “É uma injeção de ânimo todo este novo aparato que a SEE está trazendo para melhorar o desempenho das escolas. Acho que as placas podem impactar sim na comunidade escolar. Provocar mais a participação dos pais a partir dos resultados que ficarão expostos. E isso é ótimo”, defendeu Maria Aparecida de Jesus que há 13 anos está a frente da direção escola, localizada em Ponte Nova.

Para ela, o engajamento da família representa uma ajuda tão substancial no envolvimento e no desempenho dos filhos, que desde o primeiro semestre deste ano as famílias dos estudantes da EE Madre Santa face estão sendo convocadas a participarem de gincanas e oficinas de artes, ginástica, origami e leitura em sábados letivos. “Atualmente temos a participação efetiva de 75% dos pais na escola por meio destas atividades, mas nossa meta é chegar a 90%, pois sabemos que esta interlocução da casa com a escola é importante e dá resultado. Houve um caso que um pai chegou a chorar pelo momento compartilhado com o filho na escola em um final de semana. Mantemos um diálogo acirrado com os pais sobre o que vivemos diariamente e planejamos”, contou a diretora que diz não ser ‘demagogia’ dizer que sua escola forma uma grande comunidade escolar cujo foco está acima de tudo na aprendizagem.

Fonte: SEE/MG - Sex, 14 de Setembro de 2012 09:26

CNTE critica divulgação de Ideb pelas escolas

A secretária-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Marta Vanelli, criticou o Projeto de Lei 1530/11, que obriga as escolas de ensino básico a divulgar, em placas afixadas na porta dos estabelecimentos, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da escola. O projeto está sendo discutido em audiência pública na Comissão de Educação e Cultura.

Segundo ela, o Ideb não é recurso de avaliação dos estabelecimentos da educação do País, e sim um instrumento de diagnóstico. Na visão dela, a divulgação do índice, como prevê a proposta, vai servir para "tirar o aluno da escola pública e levá-lo para a escola particular", o que seria prejudicial ao sistema educacional como um todo. "Temos que ter escolas boas para todos, não importa onde esteja a escola."

"Fixar a placa na frente de uma escola é lembrar a criança todos os dias que ela está em uma escola ruim", disse. Além disso, para ela, a ideia nas entrelinhas do projeto é de que "escola tem que melhorar" independentemente se recebe condições financeiras para isso. "E qual é a responsabilidade do gestor público, como os secretários municipais e estaduais, nesse esforço?", questionou.

Marta defendeu a formulação de um instrumento completo de avaliação da escola, que inclua, por exemplo, as condições estruturais em que a escola está inserida.

Esclarecimentos

O diretor de Estatísticas Educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Carlos Eduardo Sampaio, esclareceu que o Ideb aponta apenas se o aluno passou de ano e se tem as competências adequadas em português e matemática para o seu ano escolar. Segundo ele, o Ideb é uma referência da qualidade da escola, mas não é completo e não engloba todos os indicadores de qualidade.

Ele afirmou que o site do Inep já divulga os resultados do Ideb. Além disso, um boletim com os resultados é enviado a cada escola.

A audiência ocorreu no Plenário 10.

Fonte: Agência Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário