quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Milhares de pessoas vão às ruas de Belo Horizonte no 18º Grito dos Excluídos e das Excluídas

A presidenta da CUT/MG e coordenadora do Sind-UTE/MG, Beatriz Cerqueira, na concentração do Grito dos Excluídos e das Excluídas na Praça da Estação

CUT/MG, sindicatos da base CUTista, movimentos sociais e lideranças políticas se unem para protestar na Região Central da capital mineira. 


Escrito por: Rogério Hilário
Fotografias: Taís Ferreira 





Mais de 3,5 mil pessoas, entre dirigentes e militantes dos movimentos sociais, da CUT, das demais centrais e lideranças políticas participaram na manhã desta sexta-feira (7) da 18ª edição dos Gritos dos Excluídos e das Excluídas em Belo Horizonte. Com o tema “Queremos um Estado a serviço da Nação, que garanta direitos a toda população”, a manifestação começou com concentração na Praça da Estação, na Região Central da capital mineira, e, após passeata pela rua Guaicurus, avenida Santos Dumont e a rua dos Caetés, foi encerrada, por volta do meio-dia, com ato público na Praça Sete. 

Depois de muitos anos, as entidades que organizaram o protesto construíram um manifesto conjunto que vai ser entregue a deputados federais e senadores por Minas, deputados estaduais, vereadores e candidatos às eleições. 

Para Frederico Santana, um dos organizadores do Grito dos Excluídos e das Excluídas, neste ano a manifestação teve uma representação maior das entidades e organizações. “Os grupos de capoeira, de circo e de cultura popular contribuíram para dar maior visibilidade ao Grito. Outro aspecto positivo foi o público que, segundo estimativa da Polícia Militar, ultrapassou 3,5 mil pessoas.” 

Em sua fala, a presidenta da Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais e coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, Beatriz Cerqueira, lembrou que o Grito dos Excluídos e Excluídas era a segunda grande manifestação da CUT em menos de uma semana. “Na quarta-feira, estivemos em Brasília para a 6ª Marcha Nacional pela Defesa e a Promoção da Educação Pública. Mais de 10 mil pessoas foram dar o recado da CUT ao governo federal. Não queremos parcerias público-privadas, queremos 10% do PIB para a educação e para a saúde, exigimos respeito aos direitos e às reivindicações dos servidores públicos federais”, disse Beatriz Cerqueira. 

“Em Minas Gerais, o que vemos é a falta de políticas públicas para a educação, a saúde, os jovens estão morrendo. O governo do Estado não dialoga com os trabalhadores e trabalhadoras. A intransigência do governo ficou evidenciada na greve de 112 dias da educação, no ano passado, e na paralisação na saúde neste ano. E o governo se recusa a cumprir a lei e a pagar o piso nacional salarial da educação. Não podemos também aceitar a criminalização dos movimentos sociais e do movimento sindical. A classe trabalhadora é tratada com a polícia, cães e spray de pimenta”,acrescentou a presidenta da CUT/MG. 

Beatriz Cerqueira ressaltou a importância do Grito dos Excluídos e das Excluídas. “O Grito consegue aglutinar uma diversidade de movimentos e é fundamental para as lutas das organizações sociais e populares. A CUT/MG faz questão de participar com toda sua direção e seus sindicatos. É uma manifestação que contrapõe o desfile na Avenida Afonso Pena, que é uma herança da ditadura militar. Em Belo Horizonte, o Grito dos Excluídos e das Excluídas tem um significado muito especial, pois a cidade está cheia de ocupações, por não existir políticas públicas para a moradia e há muitas crianças sem escola”, completou. 

Para o secretário-geral da CUT/MG e coordenador do Sindieletro-MG, Jairo Nogueira Filho, a Cemig é um dos maiores exemplos de exclusão. “Os mais beneficiados pela Cemig são os grandes industriais e os acionistas. A companhia anunciou um lucro de R$ 13 bilhões e nada deste dinheiro foi revertido para os consumidores ou a população, apesar de a Cemig oferecer a energia mais cara do país. Quantas escolas, quantas casas, quantos hospitais não poderiam ser construídos com este dinheiro. Água e energia não são mercadoria”, protestou Jairo Nogueira. 

Bruno Pedralva, do Movimento dos Trabalhadores Desempregados (MTD), fez a defesa da saúde pública e condenou as privatizações. “A saúde é luta e em Belo Horizonte quem está bem de saúde são as empresas. A prefeitura quer privatizar postos de saúde.”






















Nenhum comentário:

Postar um comentário