domingo, 15 de maio de 2011

Sind-UTE/MG realiza Seminário para discutir Piso Salarial nas Redes Muninicipais


Ainda em tempo, no dia 30 de Abril de 2011 o Sind-UTE realizou um Seminário com as redes municipais filiadas à entidade para debater o cumprimento da Lei 11.738/08 (A Lei do PISO Nacional).

Com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), o Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) para o magistério é vencimento básico, inicial de carreira, excluídas vantagens e gratificações. Há ainda uma proporção para os demais cargos de carreira da educação que precisa ser respeitada. Com a decisão do Supremo, torna-se fundamental a nossa organização - não apenas no que se refere a salário, como também relativo à carreira e jornada.

A atividade contou com a participação da Subseção do Dieese e Assessoria Jurídica do Sind-UTE/MG. A Subsede Viçosa foi representada pelos diretores: Angelita Maria de Freitas e Paulo Gustavo Grossi da Silva e pela diretora estadual Ana Lúcia.

Os palestrantes do DIESE souberam explicitar muito bem os problemas que deverão ser solucionados pelas redes municipais de educação, e como estes deverão proceder para fazer cumprir a lei federal que instituiu o Piso Nacional do Magistério. A lei como foi demonstrado é extremamente justa com os municípios uma vez que ele já prevê que os municípios que não puderem arcar com o custo do piso, deverão pedir uma complementação ao MEC, que já tem recursos alocados para este fim. 

O Piso e a Rede Municipal de Viçosa

A Rede Municipal de Viçosa não paga o Piso Nacional que pelo cálculo do MEC é de 1.187,00 para professores de nível médio de escolaridade e para uma jornada de até 40 horas semanais. A partir da reunião deste sábado (30/04) a diretoria tem traçado estratégias para reabrir o diálogo com o município, coisa que até agora não aconteceu, não pela luta do Sind-UTE Viçosa, e sim pelo descaso da administração municipal com a educação. A diretoria está ciente do seu dever para com a solução dos problemas mais imediatos dos servidores municipais de Viçosa, no entanto estamos trabalhado para a solução desses problemas e para plena efetivação do Piso Salarial Nacional em nosso município, além de um jornada e uma carreira mais justa para todos.


Paulo Gustavo Grossi da Silva
Professor de História e Filosofia 
Diretor de Comunicação
Sind-UTE Viçosa 

Um comentário:

  1. CAROS AGENTES DE TODO BRASIL, PASSAREI AGORA O LINK ONDE CADA UM DE VOCÊS PODEM VERIFICAR O REPASSE PARA PSF, ACE E ACS FEITO PELO FUNDO NACIONAL DE SAÚDE. SÓ UM DETALHE, COPIE E COLE O LINK PARA O NAVEGADOR INTENET EXPLORE, POIS PELOS OUTROS NAVEGADORES DARÁ ERRO NAS CIDADES.
    ENDEREÇO FNS: http://www.fns.saude.gov.br/Consultafundoafundo.asp
    SOBRE O PISO É LAMENTÁVEL A INFORMAÇÃO, TENHO QUE FAZER ESSE ALERTA. O QUE ESTÁ SENDO FEITO EM TORNO DA DISCUSSÃO DO PISO NACIONAL É MERAMENTE UMA AMARRAÇÃO BEM FEITA EM TORNO DOS MAIS PODEROSOS CABOS ELEITORAIS ( ACE E ACS). EXPLICO: NA CAMPANHA DE PRESIDENTE OCORREU O MESMO, PASSOU A ELEIÇÃO E CADÊ O PISO? AGORA QUE ANTECEDE O PLEITO DE 2012, TRAVESTIDAMENTE ESTÁ SE FAZENDO A CAMPANHA ELEITORAL ANTECIPADA MAIS BEM FEITA QUE O BRASIL JÁ VIU. REGULAMENTAÇÃO DO NOSSO PISO NÃO PODE SER FEITO COM PL DE SENADOR, NEM DE DEPUTADOS, MAS POR QUE TANTOS PL´S DESSES PARLAMENTARES SE ELES SABEM QUE NÃO PODEM SER APROVADOS, POIS NOSSO PISO SÓ PODE SER REGULAMENTAR COM PL DA CHEFE DO EXECUTIVO POR IMPLICAR NO AUMENTO DAS DESPESAS DA UNIÃO? PORQUE QUE GOVERNADORES, PREFEITOS, SECRETÁRIOS DE SAÚDE SEMPRE COLOCARAM DIFICULDADES NA CONCESSÃO DE REAJUSTE SALARIAL PARA OS AGENTES DE SAÚDE E AGORA ESTÃO TODOS UNIDOS DE MÃOS DADAS NESSA DISCUSSÃO? TENHA SANTA PACIÊNCIA, OS AGENTES ESTÃO SENDO TRATADOS COMO TOLOS MAIS UMA VEZ. ESTÃO É PREPARANDO O TERRENO PARA ELEGER A MAIOR BANCADA GOVERNISTA QUE ESSE PAIS JÁ VIU, POIS SERÃO MAIS DE 3000.000 CABOS ELEITORAIS GRATUITOS E COM AUTORIDADE QUE NENHUM OUTRO TEM, POIS OS ACE E ACS TÊM INFLUENCIA COM 100% DO ELEITORADO BRASILEIRO. POR ISSO COLEGAS SE JUNTEM A MIM E DIGA A ESSES POLÍTICOS PICARETAS: “SEM PISO ANTES DAS ELEIÇÕES É NÃO ENROLÕES”.
    LEIA E ENTENDA MELHOR:
    http://cosmomariz.blogspot.com/2011/01/piso-nacional-dos-agentes-de-saude.html
    PISO SALARIAL NACIONAL DOS AGENTES DE SAÚDE
    JÁ COMEÇOU MAIS UMA ETAPA DE ENGANAÇÃO RELACIONADA AO PISO NACIONAL. SERÁ QUE ESTOU ENGANADO? VEJAMOS A SEGUIR:
    http://cosmomariz.blogspot.com/2011/05/piso-salarial-nacional-dos-agentes-de.html

    ResponderExcluir