sexta-feira, 11 de novembro de 2011

'Enem' do professor qualificará quadro docente dos municípios

'Cada estado e município contará com a nota do exame para substituir a nota'


O Ministério da Educação (MEC) deu início este ano ao exame nacional que servirá de base para a seleção de professores de redes públicas municipais e estaduais em todo o país. O “Enem do professor”, que leva o nome oficial de Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente, irá seguir a metodologia do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Cada secretaria de Educação terá autonomia para escolher se usará as notas do exame para a contratação de seus docentes.

Em um primeiro momento a avaliação será aplicada para professores das séries iniciais do ensino fundamental e da educação infantil. “Não se trata de um concurso unificado. Cada estado e município contará com a nota do exame para substituir a nota de uma prova própria ou como uma das fases de seu concurso”, afirmou Horácio Almendra, presidente do Instituto de Qualidade no Ensino (IQE).

Horácio Almendra lembra uma preocupação comum nos sistemas de educação nos municípios. De acordo com ele, boa parte das redes de ensino possui mais de 30% dos professores com contratos temporários de um, no máximo dois anos. Dessa forma, o Enem do professor pode ser uma alternativa para que a prefeitura de Viçosa, por exemplo, possam qualificar seus quadros docentes.

“Não existem pessoas habilitadas, os municípios não têm condições de fazer concurso e quando o fazem, não atraem candidatos em número suficiente e qualidade desejada. O passo seguinte é a contratação, como já comentado, de professores temporários. Por isso, reafirmo que a Prova Nacional de Concurso para o Ingresso na Carreira Docente é um caminho que deve ser trilhado”, defendeu o presidente do IQE.

De acordo com o especialista, a ideia é qualificar o ingresso dos professores. “Essa avaliação permitirá aos municípios o recrutamento de professores não temporários e capacitados, da mesma forma que muitas universidades já usam o Enem como prova de seleção”, pontuou. Para avaliar os professores, a equipe técnica do MEC fez um estudo sobre conhecimentos, habilidades e atitudes que um bom professor deve ter.

A pesquisa foi baseada em diversos países com bom desempenho educacional e que definiram padrões nacionais para os docentes. Um documento com os referenciais para a elaboração da matriz do Exame está disponível na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) na internet (www.inep.gov.br).


Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - INEP

Nenhum comentário:

Postar um comentário