terça-feira, 2 de outubro de 2012

Sind-UTE Viçosa realiza debate com os (a) candidatos (a) a Prefeito (a) de Viçosa



Assumindo a tradição de promover o debate em tempos de eleições e com objetivo de debater a importância do voto consciente o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de MG/Subsede Viçosa, realizou no dia 25 de setembro, um importante encontro no auditório do IMAS para um debate com os Prefeitáveis de Viçosa. Estiveram presentes servidores municipais e estaduais bem como a imprensa local e diversos blogs. 

O Coordenador Geral do Sind-UTE /Viçosa, Paulo Gustavo Grossi da Silva foi responsável pela abertura e mediação do debate, antecipando o propósito de um “bate-papo”, sendo assessorado pela diretora estadual, professora Ana Lucia da Silva, e as diretoras Regionais Elisete Moraes Braga e Angelita Maria de Freitas que ficaram na mesa de recebimento e encaminhamento de perguntas escritas dos presentes, com direcionamento aos candidatos, sem a especificar a quem a pergunta seria dirigida. 

As perguntas foram na área da educação, área que apresenta grande déficit no município de Viçosa. Os candidatos a prefeito responderam às perguntas e tiveram direito à réplica e  a tréplica, de acordo com as regras estabelecidas pelo sindicato. 

Entre os temas levados ao debate estiveram: o Plano Nacional de Educação (PNE),  o investimento de 10% do produto interno bruto (PIB) em educação pública, implementação do Sistema Nacional de Educação, a regulamentação do Regime de Cooperação institucional para o financiamento da educação e o respeito integral à Lei 11.738 que instituiu o piso salarial profissional nacional do magistério público da educação básica, a aplicação de 1/3 da jornada extra-classe e a situação da educação infantil e de suas trabalhadoras, foram alguns dos questionamentos respondidos pelos candidatos. 

Na oportunidade, os candidatos Cristina Fontes e Sergio Pinheiro assinaram em público a carta compromisso com as lutas históricas dos trabalhadores em educação da rede municipal e puderam expor suas idéias, Já o candidato Celito Sari, não compareceu ao debate, enviando seu vice, Ângelo Chequer que levou a carta para ser assinada, mas que até agora não foi recebida pelo sindicato, mostrando assim o total descaso do atual prefeito com a categoria.

Texto e Fotos: Lourdes Viana

 























Nenhum comentário:

Postar um comentário