terça-feira, 30 de julho de 2013

Sind-UTE/MG marca presença no 8º Encontro Nacional de Funcionários(as) da Educação em Maceió

Uma grande delegação de educadores de Minas Gerais, sob coordenação do Sindicato Único dos Trabalhadores de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), participa do 8º Encontro Nacional de Funcionários(as) da Educação em Maceió .

Ao abrir o encontro nesta quarta-feira (24), o presidente da CNTE, Roberto Leão, disse: "Quando falamos de valorização de funcionários, estamos discutindo questões relativas à escola pública de qualidade". Com essas palavras, ele destacou a importância dada por trabalhadores (as) da educação de todo o Brasil que participam do Encontro.

O evento, realizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, vai até o dia (27), em Maceió, e conta com representantes de todo o país. De Minas Gerais estão prsentes educadores de vários regiões: Almenara, Padre Eustáquio, Governador Valadares, Nanuque, Itabira, Belo Horizonte, Jaiba, Divinópolis, Araxá, Sete Lagoas, Manhuaçu, Murié, Ponte Nova, Diamantina, Itaobim, São João Del-Rei, Divinópolis, Juiz de Fora, Janaúba, Itabira, Unaí e Betim.

Vale lembrar que, em abril deste ano, Belo Horizonte sediou o encontro regional de funcionários da educação, num evento também promovido pela CNTE. Conforme destaca a coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, Beatriz Cerqueira, aqui em Minas a realidade é de quadro único com um plano de carreira para todos os trabalhadores em educação. “É preciso cada vez mais fortalecer a nossa organização através da mobilização com os Auxiliares de Serviço, Assistentes técnicos e analistas e por isso encontros como esses são fundamentais para o alcance dos objetivos propostos”, afirma.

Debates

Além do presidente da CNTE, Roberto Leão, compuseram a mesa de abertura Consuelo Correia(Sinteal), Lamparina (DEFE), José Inácio (Uruguai). Consuelo explicou o significado da escolha do estado para a categoria no momento atual "É uma vitória para a nossa categoria em Alagoas, nesse momento que estamos enfrentando uma tentativa de questionar a legitimidade do Sinteal na luta dos funcionários. A justiça reconheceu, e a nossa Confederação foi fundamental, fortalecendo ainda mais a nossa luta", disse ela.

Lamparina comemorou a realização do Encontro, e destacou que a luta dos funcionários passa por muitas dificuldades, mas tem algumas conquistas pelo caminho. Ele foi além e defendeu a união com os professores "precisamos lutar pela consolidação do piso do magistério, a partir daí lutar pelo direito ao nosso piso", concluiu.

O Uruguai esteve representado pela presença do companheiro José Inácio, que trouxe um pouco da experiência de luta do país para contribuir com a discussão. Finalizando a mesa, Roberto Leão reforçou a importância da luta por valorização dos funcionários da educação, e lembrou que o problema prioritário que preocupa é a questão da terceirização "Antes de começar a discutir nossos problemas, precisamos ter uma categoria. A terceirização é um erro do ponto de vista de quem pensa a educação como um todo. Na escola, todos tem papel fundamental na formação educacional de quem passa por ali", explicou ele.

Leão destacou também o momento político que o país está vivendo, com uma mobilização política de massas, e reforçou a importância de levarmos as nossas pautas aos ouvidos dos representantes políticos. Contra a PL 4330, em defesa dos 10% do PIB para a educação e pela aprovação do projeto da Câmara dos Deputados sobre os royalties de petróleo, ele pede mobilização.

E para iniciar os trabalhos e aprofundar a discussão, a professora Sandra Lúcia Lira, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) ministrou palestra sobre o tema "Conjuntura política e educacional".

Fontes: Eficaz Comunicação com informações da CNTE e SINTEAL

Encontro Regional em Beagá

No mês de abril, dias 19 e 20, Belo Horizonte sediou o Encontro Regional (Centro Oeste, Sudeste, Sul e Tocantins) promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

Em Minas Gerais, os/as funcionários/as de educação somam cerca de 40 mil, o equivalente a 10% dos educadores. São Assistentes Técnicos, Auxiliares de Serviço da Educação Básica e Analistas. No estado, temos quadro único da educação com todos os profissionais no Plano de Carreira e sendo representados pelo Sind-UTE MG.

Resgate Histórico

No dia 4 de abril, a presidenta Dilma Rousseff sancionou a Lei 12.796/13 que, entre outras questões, reforçou a determinação. A partir de agora a capacitação será bancada com recursos da União.

O representante de Minas Gerais no Departamento de Funcionários da Educação da CNTE e diretor do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), Jonas Willian Pereira da Costa, comemorou a medida. “O Brasil é o primeiro país a reconhecer os funcionários da educação como educadores e isso muito nos alegra, pois é um justo reconhecimento. Temos que trabalhar para viabilizar esta decisão nacionalmente.”

A Secretária de Organização da CNTE e também diretora do Sind-UTE/MG, Marilda de Abreu Araújo, destacou a importância do evento para unificar os funcionários da educação junto à categoria. “É fundamental esta organização para o fortalecimento da categoria como um todo. Trata-se de um avanço.”

Para a coordenadora do Sind-UTE/MG, Beatriz Cerqueira, “foi muito importante para o sindicato ter sediado o Encontro do Defe e esperamos avançar em nossa organização de funcionários da educação em nosso estado.”

Presente ao Encontro, o consultor federal do Senado, professor João Monlevade, informou que o Instituto Montes Claros, no norte de Minas Gerais irá formar 300 tutores/as para formação de 9 mil funcionários de escola por meio do Pró-Funcionário.

Assessoria de Imprensa do Sind-UTE/MG : Eficaz Comunicação - 31.30476122

Nenhum comentário:

Postar um comentário