terça-feira, 7 de junho de 2011

Trabalhadores (as) da Rede Municipal de Viçosa tiram indicativo de Greve

Um grande número de professores e funcionários da Rede Municipal lotou as dependências da sala Hervé Cordovil. 

Os trabalhadores e trabalhadoras da Rede Municipal de Educação de Viçosa decidiram em Assembleia realizada ontem (06-06) às 16:00 no espaço cultural Hervé Cordovil, com a presença em massa dos servidores,  por tirarem um indicativo de greve que deverá ser realizada a partir da próxima terça-feira (14-06). O indicativo de greve é consequência da ausência de diálogo entre o Poder Executivo Municipal e o Sind-UTE que há mais de 45 dias protocolou junto a Prefeitura Municipal de Viçosa a sua pauta de reivindicações para o ano de 2011, que consiste em:

* Implantação imediata do Piso Salarial que é de 1.597,87 para nível médio, 25H
* Data base de reajuste salarial no mês de janeiro, com base vinculada ao custo aluno qualidade (CAQi).
* Aprovação imediata da revisão do Plano de Carreira e Estatuto dos Trabalhadores em Educação pela Câmara Municipal.
* Recomposição do Salário Família.
* Pagamento de todas as vantagens aos trabalhadores quando de licença médica, que comprove doenças adquiridas pela profissão (LER, Cordas vocálicas, depressão, coluna vertebral) e políticas públicas preventivas.
* Avaliação e reposicionamento de todos os trabalhadores da Educação, com concessão imediata de progressão na carreira.
* Liberação com critérios estabelecidos pelo conselho Municipal de educação, de bolsas de estudos para todos os profissionais efetivos para mestrado e doutorado matriculado (lei 1755/2006).
* Melhores condições físicas das escolas que se encontram no caos físicos, mobiliário, de merenda e material didático. Com reforma imediata daquelas que se encontram com estado de calamidade. Com cronograma de início conclusão, planejamento, prioridades, manutenção e conservação.
* Atualização dos valores do vale transporte retroativo a data do último reajuste concedido à empresa concessionária.
* Pagamento de insalubridade para os (as) Auxiliares de Serviços Escolares e fornecimento pelo Município de uniformes completos e equipamentos para desenvolvimento do trabalho.
* Pagamento imediato de todos os atrasados referentes aos designados que até esta data, não receberam a diferença salarial do ano de 2008.
* Implantação de abono para os trabalhadores assíduos e boa produtividade.
* Profissionais habilitados de educação física e artes para todas as escolas municipais.
* Clareza nos editais de designação: Escola, n° de aulas, turmas e turno, etc. 

A categoria está unida na luta pela efetiva aplicação do pagamento do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN), de acordo com a Lei 11.738/08, que de acordo com o MEC estaria hoje situado no valor de 1.187,00 reais e que segundo a CNTE em 1.587,97 reais.

O indicativo de greve é a resposta da categoria aos baixos salários e à inércia do Governo Celito que não cumpre a lei federal 11.738 que institui o pagamento imediato de um Piso Salarial Profissional Nacional de 1.597 reais para 25 horas de trabalho, além de solução de problemas na Carreira e a regularização de pendências relativas a vida funcional do servidor.

Paulo Gustavo Grossi da Silva
Professor de História e Filosofia
Diretor de Comunicação
Sind-UTE Viçosa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário