segunda-feira, 24 de junho de 2013

Sind-UTE Viçosa participa da Conferência Intermunicipal de Educação em Ponte Nova


O município de Ponte Nova vai realizar, no próximo dia 25 de junho, a Conferência Intermunicipal de Educação (Conae 2014). O encontro vai ter a participação de 29 municípios que pertencem à 33ª Superintendência Regional de Ensino (SRE), sen um deles Viçosa. 

A SRE e a Prefeitura de Ponte Nova, através da Secretaria Municipal Educação promovem a conferência, que será realizada na Escola Municipal José Maria da Fonseca (Colégio Municipal).

A Conferência Nacional de Educação tem por objetivo propor uma política nacional de educação, indicando responsabilidades, corresponsabilidades, atribuições concorrentes, complementares e colaborativas entre os entes federados e os sistemas de ensino. 

Eixos temáticos 

Serão discutidos os setes eixos do Conae 2014: O plano nacional de educação e o sistema de educação: Organização e regulação; Educação e diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos; Educação, trabalho e desenvolvimento sustentável: Cultura, ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente; Qualidade da educação: Democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem; Gestão democrática, participação popular e controle social; Valorização dos profissionais da educação: Formação, remuneração, carreira e condições de trabalho; Financiamento da educação, gestão, transparência e controle social dos recursos.

Participação do Sind-UTE

A participação dos trabalhadores em educação será um instrumento para denunciar os problemas vividos pela categoria e também à votação de propostas que melhorem as nossas condições e a educação pública nos municípios, estados e no país. Para isso, desejamos que nossa categoria seja protagonista neste debate, tomando as iniciativas, cobrando e firmando parcerias com segmentos da sociedade civil que defendem o mesmo projeto de educação.

Representam o Sind-UTE na etapa microrregional de Ponte Nova as diretoras da subsede Abiliana Lemos Cardoso (São Miguel do Anta), Angelita Maria de Freitas, Rosa Reis, Ana Lúcia da Silva, Rosângela Aparecida de Souza, o diretor Antônio de Pádua Maximiliano (Marreta) e o coordenador geral e Diretor Estadual do Sind-UTE Paulo Gustavo Grossi da Silva.

Saiba mais sobre a CONAE 

As conferências municipais e/ou intermunicipais de educação são eventos realizados com a finalidade cumprir uma das etapas preparatórias para Conferência Nacional de Educação (Conae/2014). Em 2013, estão sendo realizadas de março a maio.

A mobilização e a coordenação desses eventos nos municípios são conduzidas pelos Fóruns Estaduais de Educação (FEE) e Fóruns Municipais de Educação (FME) ou por comissões organizadoras das conferências, nos locais onde não há o FME.

As contribuições e propostas elaboradas nas conferências municipais e/ou intermunicipais de educação serão analisadas e debatidas durante as conferências estaduais de educação que devem ocorrer a partir do mês de junho.

As deliberações resultantes das conferências estaduais serão levadas à Conae 2014 pelos delegados eleitos pelos segmentos e setores por eles representados.

A Conae é um espaço democrático aberto pelo Poder Público e articulado com a sociedade civil para que todos possam participar do desenvolvimento da educação nacional.

Fonte: Assessoria de Comunicação - SEMED Ponte Nova e Sind-UTE Viçosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário