domingo, 9 de junho de 2013

Sind-UTE Viçosa e Secretaria Municipal de Educação realizam a Conferencia Municipal de Educação - CONAE 2014






















Com o total apoio do Sind-UTE e do Conselho Municipal de Educação, a Secretaria Municipal de Educação de Viçosa realizou a  Conferência Municipal de Educação (CONAE 2014) com o intuito de debater os 7 Eixos que compõem a documento referência, além de traçar diretrizes claras para o avanço da educação no município de Viçosa.

A mesa de abertura foi composta por autoridades e representantes da esfera educacional da cidade tais como a Secretária Municipal de Educação Glácuia Ramos D'Antonino, representando o Prefeito, o Professor Denílson do Departamento de Educação, representando o Professor Vicente de Paula Lélis, Pró-Reitor de Ensino, o presidente da Comissão de Educação da Câmara, Geraldo Luis, o Coordenador Geral do Sind-UTE Viçosa, Paulo Grossi, a Vice-Presidente da Câmara Municipal de Viçosa, Marilange, o vereador Idelmino Ronivon, presidente do CME, além do representante do DCE Johari.

Após o encerramento da solenidade de abertura, o professor José Henrique do DPE, proferiu uma interessante palestra acerca do PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação, onde ele abordou entre outros pontos a importante contribuição da CONAE para a efetiva melhoria dos rumos da educação.



Logo em seguida foi proferida a segunda palestra pelo Diretor Estadual do Sind-UTE, o professor Paulo Grossi que teve como tema PNE - Desafios e Possibilidades, onde o professor discorreu sobre os entraves políticos para a aprovação do PNE no Congresso Nacional, bem como as possibilidades efetivas de melhoria da educação a partir da destinação dos 10% do PIB para a educação.

No Sábado pela manhã, as discussões da Conferência Municipal se concentraram nas propostas da 2ª CONAE, que terá como tema: “O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, cooperação Federativa e Regime de Colaboração”. Para sistematizar os debates, a Conferência foi dividida nos seguintes eixos:
  • Eixo I - O PNE e o Sistema Nacional de Educação; organização e regulação; 
  • Eixo II - Educação e Diversidade: Justiça Social, inclusão e direitos humanos. 
  • Eixo III - Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: cultura, ciência, Tecnologia, Saúde e Meio ambiente. 
  • Eixo IV - Qualidade da educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem. 
  • Eixo V - Gestão democrática, participação popular e controle social. 
  • Eixo VI - Valorização dos profissionais da educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho. 
  • Eixo VII – Financiamento da Educação, gestão, transparência e controle social dos recursos.
O objetivo das discussões dos eixos foi o de propor mudanças nas propostas dos sete eixos, aprimorando e ampliando assim as propostas que serão levadas para a próxima etapa a ser realizada em Ponte Nova (etapa microregional), onde os delegados tirados na Conferência Municipal de Viçosa iram defender as propostas que foram discutidas e aprovadas na plenária final da conferência.

Com isso vai se construindo desde já através do diálogo um consenso em torno de propostas fundamentais para o pleno desenvolvimento da educação no nosso Município, Estado e País.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário