sexta-feira, 20 de abril de 2012

Sind-UTE/MG realiza Assembleia dia 21 de Abril em Tiradentes

Participa também da abertura da 13ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública

Em Minas a educação tem fome de Piso, Carreira e de qualidade.
No Brasil, a realidade muda com Piso, Carreira e 10% do PIB para Educação

Realizar uma atividade do Sind-UTE/MG no dia 21 de abril é resgatar o compromisso do movimento sindical mineiro de disputar e questionar as comemorações oficiais do governo do estado para a data. Em 2010, durante a greve que durou 47 dias, a categoria foi para São João del-Rei e realizou o maior ato que a cidade já presenciou, com a participação de mais de 15 mil trabalhadores.

Em 2011, fomos à Ouro Preto e fizemos uma solenidade de entrega da Medalha Quem Luta Educa a movimentos sociais, estudantis e sindicais, valorizando quem realiza a luta por uma educação publica de qualidade.

Em 2012, novamente o Sindicato organizará uma atividade estadual. Desta vez acontecerá em Tiradentes e será a única atividade de movimento social/sindical na data.

Lançamento da 13ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública

Em Tiradentes, será lançada a 13ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, promovida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), cujo tema é “A realidade muda com Piso, Carreira e 10% do PIB para Educação no PNE (Plano Nacional de Educação)”.

Importante frisar que a presente Semana da Educação acontece menos de um mês após a realização da vitoriosa Greve Nacional convocada pela CNTE em defesa da pauta, oportunidade para a discussão de maior profundidade com a comunidade escolar. O liame desse debate perpassa pelo respeito às leis educacionais e pelas metas e estratégias do projeto do PNE, sobre o qual verificamos se estão sendo observados os princípios e objetivos da educação nacional, previstos na Constituição e conclamados pela sociedade.

Em Minas a fome da educação é de Piso, Carreira e de qualidade

Lançado durante o Debate Público realizado pela Assembleia Legislativa, o símbolo da campanha salarial educacional de 2012 será um prato vazio com os dizeres “A educação mineira tem fome de Piso, carreira e de qualidade.” Além disso, também foi lançado um ‘Dossiê da Educação Mineira’ denunciando os problemas relacionados à qualidade da educação e à desvalorização dos profissionais da educação. O material tem sido o instrumento de várias ações de diálogo com a população. Em maio, será realizada uma campanha de outdoor, promovendo a denúncia do governo mineiro.

Atividades em Tiradentes

As atividades do dia 21 de abril em Tiradentes serão marcadas pelo lançamento da 13ª Semana da Educação, uma mesa de debate de conjuntura com a presença do presidente da CNTE, Roberto Leão e do cientista político Otávio Dulci, além de Assembleia Estadual e ato público na cidade.

Há mobilização de várias regiões do estado e já confirmaram a presença de caravanas das cidades de: Juiz de Fora, Divinópolis, Esmeraldas, Belo Horizonte, Varginha, Campo do Meio, Poços de Caldas, Campestre, São Sebastião do Paraíso, Passos, Cambuí, Pouso Alegre, Itajubá, Ituiutaba, Muriaé, Viçosa, Ipatinga, Coronel Fabriciano, Manhuaçu, Timóteo, Jaíba, Capinópolis, Conselheiro Lafaiete, Almenara, Nanuque, Unaí, Montes Claros, Betim, Frutal, Janaúba, Patrocínio, Monte Carmelo, Pirapora, João Monlevade, Contagem, Araguari, Uberaba e Viçosa.

Depoimentos

“A nossa Assembleia cumpre um papel relevante, que é o de mobilizar a categoria para a campanha salarial de 2012. Nós fizemos uma greve de 112 dias no ano passado, pelo cumprimento da lei federal 11.738/08, que regulamenta o Piso Salarial Profissional Nacional. Entretanto, o Governo do Estado se recusa a cumprir esta norma. No mesmo local, acontece a Semana Nacional da Educação, fato que nos proporciona mostrar para todos/as os/as participantes a realidade da educação mineira. Por isso a mobilização dos educadores é importante, e nós, de Nanuque e região, já organizamos a nossa caravana para estarmos em Tiradentes, pois acreditamos que é necessário somarmos forças para lutarmos por conquistas em 2012.”

Manoel Rosalvo Pereira, Diretor Estadual do Sind-UTE/MG da cidade de Nanuque

“21 de abril é uma data que nos remete à liberdade, porque é o Dia da Inconfidência Mineira. E os/as educadores/as de Minas Gerais lutam por uma educação pública de qualidade, que proporcione o direito à liberdade e expressão, em especial no que diz respeito ao democrático debate no campo das ideias. Fato que não acontece em Minas Gerais, já que o Governo nos impõe uma série de políticas que só prejudicam a categoria, tais como a implantação de turmas multisseriadas. Portanto, a data é importante para nos mobilizarmos. Acredito que o movimento nas regiões tem que acontecer, em âmbito municipal e estadual, para que todos/as os/as educadores/as possam conquistar o Piso”.

Lecioni Pereira Pinto, Diretora Estadual e coordenadora do Departamento Jurídico do Sind-UTE/MG

“A Assembleia é um mecanismo fundamental para mostrar que a nossa categoria está unida e mobilizada em torno da nossa luta, que tem como enfoque a conquista de direitos, a exemplo do Piso Nacional. Portanto, nada melhor do que aproveitarmos o dia 21 de abril, que é uma data história, para mostrarmos para toda a sociedade a nossa realidade e o nosso ideal, enquanto educador/a. Acredito ser fundamental mantermos mobilizados em todo o Estado para lutarmos pela implantação do Piso, mas, sobretudo, vislumbrarmos uma educação de qualidade no Estado.”

Rosely das Graças Souza Coelho, Coordenadora da Subsede de Esmeraldas

“Promovermos o enfrentamento contra o Governo do Estado de Minas Gerais é fundamental, não só para conquistarmos o Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN), mas para lutarmos por outros objetivos, como o cumprimento de 1/3 da jornada para o/a professor/a. E a Assembleia Estadual é um momento importante para trazermos toda a categoria para essas lutas. Também é fundamental a participação de todas as regiões para, fortalecidos, conquistarmos nossas metas.”

Luiz Carlos Silva da Cunha, Coordenador da Subsede de Pouso Alegre

“Acredito que é imprescindível nossa participação na Assembleia Estadual, pois é o momento de mostrarmos ao Governo do Estado e a toda a sociedade que não estamos calados e, em hipótese alguma, vamos recuar. Somente por meio da mobilização vamos conseguir alcançar os nossos objetivos e vislumbrar uma perspectiva de futuro. Por isso, é necessário aglutinarmos forças em todas no Estado como um todo, para mostrarmos aos cidadãos mineiros que a luta dos/as educadores/as é legítima e acontece pelo nobre objetivo de promovermos uma educação de qualidade em Minas Gerais.”

Darci Jerônimo da Silva, Coordenador da Subsede de Ituiutaba

“Essa Assembleia tem o objetivo estratégico de manter a categoria articulada e pronta para a luta em 2012. Realizamos uma greve histórica em 2011, mostrando que, mesmo com todas as adversidades, nós, educadores/as não hesitamos em lutar por nossos direitos. Portanto, manter essa mobilização este ano é fundamental, e para isso precisamos estar articulados em todas as regiões do Estado, para que possamos promover a luta com força e garra necessárias para alcançarmos a conquista do cumprimento da lei do Piso em MG”.

Marilde Rodrigues Campos, Coordenadora da Subsede de Almenara

“Para a luta em 2012 é fundamental articularmos previamente as nossas estratégias. E a Assembleia é o momento propício para fazermos isso, pois é necessário estarmos bem organizados para lutarmos pelo Piso, Carreira e uma educação de qualidade. Em Unaí e região, não estamos medindo esforços para nos mobilizarmos, pois acreditamos que a unidade da categoria é o caminho para as conquistas”.

Maria Mirtes de Oliveira, Coordenadora da Subsede de Unaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário