domingo, 17 de julho de 2011

Caça ao Governador Anastasia em Mariana


Professores vaiam Anastasia no Dia de Minas em Mariana




Governador reage com ironia, mas diz que as negociações estão abertas

Na comemoração ao Dia de Minas e aos 315 anos de Mariana, o governador Antonio Anastasia (PSDB) foi recebido na cidade com vaias e protestos de professores da rede estadual de ensino, em greve há mais de um mês.

Quando o governador chegou a praça Minas Gerais, local do evento, foi vaiado continuamente pelos grevistas. Aos gritos, o grupo também dizia que ele é um descumpridor da lei. Os manifestantes se referiam a Lei Federal número 11.738 de 2008, que regulamenta o piso salarial dos profissionais da educação no país.

Anastasia ignorou os protestos e até usou de ironia. Ao ser perguntado sobre os manifestantes, que usavam gorros, ele respondeu que acreditou que o manifesto era uma alusão ao personagem de ficção Harry Potter. A respeito da greve, o governador disse que o governo está aberto para o diálogo e tem trabalhado com muita responsabilidade.

Em seu discurso, Anastasia enfatizou a importância de Mariana, contou um pouco da história da cidade e, simbolicamente, apenas no dia de ontem, transferiu para lá a sede do governo do Estado.

"Celebrar o Dia de Minas é relembrar a sua história, é determinar a continuidade ininterrupta do seu projeto histórico. O nosso povo não preservou só a sua natureza, hoje cobiçada por aqueles que destruíram seus recursos, mas conservou principalmente o sentimento de solidariedade, sonho que edifica as nações", disse. O governador também homenageou, em seus discurso, o ex-presidente da República e senador por Minas Gerais Itamar Franco (PPS), que morreu em 2 de julho.

Durante o evento, o governador entregou a Medalha do Dia de Minas para 39 autoridades. Estiveram presentes 250 convidados, além de cerca de 2.000 populares.

Alexandre Flausino, membro da diretoria do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE), disse que houve uma articulação por parte do comando da greve, que eles chamaram de "caça ao governador", por entenderem que o Executivo estadual tem descumprido a lei federal que estabelece o piso da categoria e porque, em mais de um mês de paralisação, Anastasia não tomou nenhuma iniciativa pessoal em favor da negociação.

Fonte: Jornal O Tempo

Anastasia reafirma que não atenderá professores estaduais

Governador afirmou que não irá fugir aos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e desanima categoria


MARIANA - O governador Antonio Anastasia comparou neste sábado (16) os professores da rede estadual ao personagem Harry Potter, da série cinematográfica de mesmo nome. O tucano passou pelo constrangimento de presidir a cerimônia do Dia de Minas, em Mariana, sob protestos com vaias e faixas da categoria, em greve há 39 dias.

Anastasia afirmou que não irá fugir aos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), jogando um balde d’água fria nas pretensões dos educadores, que reivindicam aumento salarial e a equiparação do piso estadual ao nacional. “Temos limites. Estamos fazendo de acordo com aquilo que é possível. Claro, sempre contando com bom senso. Com radicalismo é muito difícil conversar”, afirmou.

Os professores foram a Mariana em caravanas e com capuzes lilases. Segundo eles, os ornamentos eram para não serem facilmente identificados, pois temiam represálias. “Aqui não temos democracia”, afirmou Sandra Lúcia Couto Bitencourtt, uma das diretoras do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sindi-Ute). “Achei que foi uma homenagem ao Harry Potter”, disse Anastasia sobre a manifestação. Harry Potter é um bruxo adolescente protagonista de filmes do mesmo nome que fazem sucesso entre o público infanto-juvenil.

Os professores sustentam que melhores salários contribuem para uma educação de qualidade. Neste sábado, uma das faixas apresentadas no protesto continha erro primário de português. A palavra exigir estava escrita com ‘s’. “Nós, pais de alunos, esigimos educação de qualidade, pois pagamos impostos”, mencionava a faixa.

A secretária de Estado de Planejamento, Renata Vilhena, já havia avisado à categoria que não negociará com grevistas. O Estado concedeu reajuste de 10% ao funcionalismo, porém, os professores ficaram de fora. A alegação é de que o Estado está no limite de gastos permitido pela LRF e que a classe já foi contemplada no ano passado. O sindicato insiste nas reivindicações.

Anastasia presidiu a tradicional cerimônia do Dia de Minas, quando é comemorado o aniversário de Mariana, primeira cidade e capital do Estado. Os professores se concentraram no Centro Histórico, onde vaiaram o governador e os convidados. Anastasia optou por um discurso histórico e a organização do evento teve que aumentar o som do microfone quando ele se manifestou, devido aos gritos dos professores. 

Governador pede empenho para BR-381

Depois que o Governo federal decidiu paralisar obras de infraestrutura em todo o país, devido ao escândalo envolvendo o pagamento de propina a dirigentes do Ministério dos Transportes, o governador Anastasia pediu a implementação da duplicação da BR-381 e a reestruturação do Anel Rodoviário, ameaçados pela crise federal.

O tucano acusou a União de ser responsável pelos gargalos na infraestrutura mineira. “O que nós mineiros não queremos é que haja postergação porque estas obras são fundamentais. Hoje, os grandes gargalos da economia mineira, em termos de infraestrutura, são de responsabilidade do Governo federal”, afirmou.

Anastasia lembrou que as intervenções foram uma promessa feita pela presidente Dilma Rousseff. Também pediu que não hajam atrasos em decorrência das denúncias de corrupção no Ministério dos Transportes. “Estes episódios evidentemente atrasam. Lamentamos e não queremos que isso ocorra”, disse.

Fonte: Amália Goulart - Do Hoje em Dia - 16/07/2011 - 22:11

Nenhum comentário:

Postar um comentário