sexta-feira, 29 de julho de 2011

Manifesto pela Educação!



O Governo de Minas Gerais mantém uma postura de omissão diante da aplicação imediata da Lei 11.738/08 que instituiu o Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN), hoje com valor de R$1.597,00. Não há dúvida quanto à composição do Piso Salarial, que é o vencimento inicial da carreira do professor de nível médio de escolaridade.


União, Estados e Municípios têm a imediata obrigação de pagá-lo, visto que todos os prazos previstos na Lei também se esgotaram. Este pagamento deve vir acompanhado da adequação dos planos de carreira com o vencimento básico inicial e o valor do Piso para o nível médio.

Por isso, nós, trabalhadores em educação de Minas Gerais, estamos em greve desde o dia 8 de junho. O Estado nos paga o piso de R$369,00. Minas tem o pior vencimento básico do país. Além disso, a proposta de 10% anunciada pelo Governador exclui a educação. O Governador não negocia e descumpre uma lei federal - o que faz com que a greve seja cada vez mais longa.

Não há justificativa fiscal para o não pagamento do Piso, pois a mesma lei garante o acesso a recursos federais desde que o estado prove de forma transparente que não possuí recursos suficientes.

Ao contrário, o subsídio que o governo Anastasia quer consolidar como política remuneratória não tem previsão para o complemento federal e é um subterfúgio ao não pagamento do Piso e uma forma de ocultar a real situação de Minas à população de nosso rico, injusto e mal administrado Estado.

Apoiam a luta dos educadores, entidades de trabalhadores, representantes dos estudantes e movimentos sociais e populares. Apóie você também uma educação pública, gratuita e de qualidade.

Assinam esse Manifesto

AMES-BH - Associação Metropolitana dos Estudantes Secundaristas de Belo Horizonte
Grêmio do Cefet-MG
Grêmio Estadual Central 
DCE UFMG e DCE UNA - Diretórios Centrais dos Estudantes
CAAP UFMG
CACS UFMG
Sindicato dos Sociólogos de Minas Gerais
CUT - Central Única dos Trabalhadores
Sindieletro
MST - Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra
MAB - Movimento dos Atingidos por Barragens
MTD - Movimento dos Trabalhadores Desempregados
MMM - Marcha Mundial das Mulheres
Jornal Brasil de Fato - www.brasildefato.com.br
Assembleia Popular
Consulta Popular
Via Campesina
Sindifisco-MG
Sind-UTE/MG
Sind-Metalúrgicos - BH e Contagem
SindimassasCRP - Conselho Regional de Psicologia de MG
Ass. Feira HippiePortal Minas Livre - www.minaslivre.com.br
Sindicato dos Jornalistas Profissionais de MG - SJPMG
MLC - Movimento Luta de ClassesSindpol-MG
Pastorais Sociais
Sindimetro
Sindigasmig
Assine você também este manifesto! 

Faça contato com o Sind-UTE Viçosa através do nosso e-mail sindutevicosa@gmail.com e envie o  seu apoio a luta por uma educação pública, gratuita e de qualidade.

Paulo Gustavo Grossi da Silva
Professor de História e Filosofia
Diretor de Comunicação
Sind-UTE Viçosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário