segunda-feira, 15 de agosto de 2011

A Greve é de Todos! Sind-UTE-MG recebe apoio de entidades sindicais e movimentos sociais

Vários movimentos sociais se uniram a luta dos educadores de Minas Gerais

Diversas entidades sindicais e movimentos sociais de vários segmentos estiveram reunidos na noite da última quinta-feira (11/8), com o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), na sede do Sindicato Intermunicipal dos Trabalhadores na Indústria Energética de Minas Gerais (Sindeletro-MG). O objetivo da reunião foi articular estratégias e ações em apoio à luta dos trabalhadores em educação, coordenados pelo Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), que estão em greve desde o dia 8/6.

Participaram da reunião os Sindicatos dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de Minas Gerais (Sindifisco-MG); dos Servidores da Polícia do Estado de Minas Gerais (Sindpol/MG); dos Trabalhadores nas Indústrias de Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos do Estado de Minas Gerais (Sindágua MG); Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais; Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais (Simpro MG); Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Concessionária do Processamento e Distribuição de Gás Natural Canalizado de Minas Gerais (SiNDGASMIG); Sindicato dos Petroleiros de Minas Gerais (Sindpetro-MG); Sindicato das Indústrias de Massas Alimentícias e Biscoitos do município de Contagem (SindMassas); Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte (SindRede-BH); Central Única dos Trabalhadores (CUT-MG); além de representantes do Movimento dos Sem Terra (MST), Movimento Pro-Metrô, Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB), Associação Metropolitana dos Estudantes Secundaristas (AMES), as uniões estaduais dos Estudantes de Minas Gerais e Colegial de Minas Gerais, dentre outros. Muitos exibiam camisetas com os dizeres “Mexeu com o educador, mexeu comigo”. 

O diretor estadual do Sind-UTE/MG, Paulo Henrique Santos Fonseca, e fez um relato do histórico da greve e destacou o significado da união de todos os movimentos em torno da educação, da democracia e no enfrentamento ao sucateamento das políticas sociais do Estado.

Mobilização e comunicação – As entidades abordaram a necessidade de promover diversas ações, com enfoque em mobilização e comunicação. Dentre as atividades que serão promovidas estão o fortalecimento do diálogo com pais e alunos. No que diz respeito à comunicação, todos reforçaram a necessidade de fazer com que as ações alcancem o máximo de visibilidade. Todos acertaram também que no dia 24/8 será realizado um grande ato com a participação das entidades presentes, em defesa das bandeiras próprias e tendo a educação como temática central.

Uma nova reunião foi agendada para a próxima quarta-feira, 17/8, também no Sindeletro-MG, onde eles vão avaliar os impactos das ações promovidas e quais serão as próximas atividades realizadas.

Fonte: Sind-UTE-MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário