terça-feira, 30 de agosto de 2011

Sind-UTE Viçosa Participa da XXVII Semana Acadêmica de Biologia da UFV



A convite da comissão organizadora do evento, o Sind-UTE Viçosa, representado por seu diretor de comunicação Paulo Grossi, foi convidado para compor a mesa juntamente com o professor de Geologia da UFOP, Luiz Seixas, representando a ANDES (Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior).

A mesa tinha como temática A desvalorização do professor, sendo que ficou a cargo do professor Luiz explanar sobre esse tema com enfoque na rede de ensino superior federal e eu com o enfoque na rede pública estadual.

Temas como: a dedicação voluntária ao sindicato, a organização dos trabalhadores da educação, a nova crise mundial e as contingências do governo federal e seu impacto para a educação superior do Brasil, bem como as ações que vem sendo tomada pela Andes e seu calendário de atuações, foram abordadas pelo professor Luiz Seixas.

Já na minha fala, tentei traçar um histórico da luta pelo Piso Nacional pelo País, tentei traçar paralelos entre os governadores de estado que entraram com a ADI, tentando suspender a Lei 11.738/2008 que estabeleceu o Piso Nacional e as diferentes concepções dos governos de Minas (modelo neoliberal) e o Governo Federal (nacional desenvolvimentista) e os impactos que esse modelo tem gerado nas políticas educacionais de Minas Gerais e suas consequências para os trabalhadores da educação.

Ao final da apresentação os estudantes levantaram alguns questionamentos, acerca do espaço que a mídia vem dando a greve histórica dos trabalhadores em educação de Minas Gerais e os seus impactos em  toda a sociedade. Além disso tratamos das estratégias adotadas pelo governo para desmobilizar o movimento, além das ações do Sind-UTE em prol da valorização do professor e da melhoria na qualidade da educação.













Paulo Gustavo Grossi da Silva
Diretor de Comunicação
Sind-UTE Viçosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário