sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Trabalhadores em educação decidem manter a greve por tempo indeterminado - Cerca de 9 mil pessoas participaram da assembléia



O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) promoveu hoje (08/09), no pátio da ALMG, Assembleia Estadual da categoria que definiu pela continuidade da greve por tempo indeterminado. Pela manhã, o Comando Geral de Greve esteve reunido no auditório do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Minas Gerais (CREA).
Propostas aprovadas no Comando de Greve:

- Esclarecer à categoria e sociedade o que Projeto de Lei 2355 sobre o "aperfeiçoamento" representa: o congelamento do salário e destruição da carreira.
- Continuar as visitas às escolas para fortalecer a greve em todas as regiões do estado.
- Dilogar com os deputados estaduais a respeito dos prejuízos do projeto de lei 2355/11.
- Discutir com a sociedade que o "Piso é lei, a greve é legal".
- Continuar a caça ao governador fora da lei (há várias agendas do governador já confirmadas. Fazer contato com as subsedes).
- Criar espaços para discutir o nosso movimento com pais e alunos (o sindicato fez novo material para panfletagem).
- Cobrar posicionamento do Governo Federal (Presidente Dilma e Ministro Fernando Haddad) a respeito do cumprimento da Lei Federal 11.738/08 em Minas Gerais.
- Realizar audiências públicas em todas as regiões do estado para discussão do piso salarial e da nossa carreira com a participação dos deputados estaduias e federais.
- Cobrar a publicização do resultado da Audiência entre o Ministro da Educação Fernando Haddad e o Governador Antônio Anastasia realizada no dia 31 de agosto.

Após a assembleia, os trabalhadores em educação fizeram um abraço simbólico no prédio da ALMG e do Ministério Público Estadual, num gesto concreto para pedir o apoio e interlocução desses órgãos no processo de negociação com o governo.



Calendário

No próximo dia 15/09, às 14h, no Pátio da ALMG, a categoria realizará nova assembleia estadual.

09/09 – reunião do comando de greve de BH, às 8h, na sede do Sind-UTE/MG

13/09 – a categoria promove atos em frente às superintendências regionais de ensino, em todo o Estado. Está prevista queima do projeto de lei para o aperfeiçoamento do subsídio (PL 2355/2001) encaminhado à ALMG.

Proposta rejeitada

Na última semana, o Governo apresentou proposta de um valor de Piso de R$712, a partir de janeiro de 2012, desconsiderando o tempo de carreira e o grau de escolaridade. A direção estadual do Sind-UTE/MG explica porque a decisão não atende. “A proposta nada mais é que o achatamento da carreira, não está aplicada à tabela de vencimento básico vigente e ela contemplaria apenas o professor, excluiria outros categorias de educadores. O Governo não apresentou proposta para os cargos de suporte à docência e, por isso também não cumpre a Lei ”.

Reivindicações - Os trabalhadores em Educação, em greve desde o dia 8 de junho, reivindicam o imediato cumprimento do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN), de acordo com a lei federal 11.738, que regulamenta o Piso Salarial.












Fotos: Felipe Souza
Fonte: Sind-UTE-MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário